Voltar ao topo

Blog OCF

Os líquidos são importantes aliados de pacientes em tratamento, principalmente em caso de náuseas.

Dentre as várias dificuldades inerentes ao tratamento contra o câncer, vômitos são praticamente uma unanimidade entre os pacientes. Como os episódios costumam ser frequentes, há perda significativa de líquidos e de sais minerais que precisam ser repostos.

O paciente deve, portanto, repor líquidos rapidamente para evitar a desidratação e diminuir a sensação de fraqueza. Se as náuseas forem muita intensas a ponto de serem provocadas até pela ingestão de líquidos, a recomendação é que se consuma em pequenos goles ao longo do dia. Uma estratégia utilizada por muitos pacientes é chupar pedaços de gelo.

A água é fundamental para a hidratação do corpo, mas é importante ingerir também água de coco, que ajuda a repor sais minerais, vitamina C, vitaminas do Complexo B, aminoácidos e outros nutrientes, que contribuem para fortalecer a imunidade do paciente.

Sopas também são ótimas opções, pois além de hidratar, são de fácil deglutição, o que ajuda a driblar outros efeitos colaterais comuns em pacientes oncológicos: boca seca, mucosites (espécies de aftas na boca) e disfagia (dificuldade para engolir). Além disso, é possível preparar receitas saudáveis, que garantem nutrientes ao paciente em tratamento.


Fonte: Instituto vencer o câncer

(https://www.vencerocancer.org.br/dia-a-dia-do-paciente/efeitos-colaterais/paciente-oncologico-tome-muito-liquido/)