Voltar ao topo

Blog OCF

Um estudo recentemente publicado no Journal of Clinical Oncology buscou avaliar a taxa de aderência ao tamoxifeno, prescrito no tratamento adjuvante de mulheres na pré menopausa com receptor hormonal positivo, Her 2 negativo. 

Como a duração da terapia adjuvante é prolongada, a não adesão a longo prazo é claramente reconhecida pelos médicos. Os resultados do estudo corroboram este conhecimento: o nível sérico do tamoxifeno foi mensurado 1 ano após o início do tratamento e 16% das pacientes apresentaram estes níveis abaixo do limiar estabelecido. Importante ressaltar que dentre estas mulheres, pouco mais da metade relatou, em entrevista, a não aderência.

Assim como em estudos anteriores, este artigo também encontrou resultados de sobrevida piores naquelas pacientes não aderentes.

Portanto, fica mais evidente o quanto é importante o diálogo franco entre o médico e seu paciente, para entender e identificar fatores relacionados a não adesão ao tratamento, como as toxicidades da medicação, por exemplo, e juntos encontrarem as soluções para otimizar a aderência ao tamoxifeno adjuvante e buscarem os melhores resultados obtidos com a hormonioterapia.

Accepted on March 24, 2020 and published at ascopubs.org/journal/jco on June 22, 2020: DOI https://doi.org/10. 1200/JCO.19.01758

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.